sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Sala do Jardim dos Amigos

Olá a todos!

Esta semana decorreu de uma forma bastante tranquila, passada a azafama do S.Martinho pudemos “descansar” de tantos trabalhos e aproveitámos a maior parte do tempo a brincar.
Ao observarem-nos a brincar as nossas professoras repararam como nós já estamos crescidos. As nossas brincadeiras estão completamente diferentes das do ano lectivo que passou.
Já brincamos em pequenos grupos, adoramos brincar com os blocos de encaixe, encaixar e desencaixar, fazer torres de peças e deitá-las ao chão. Uma outra brincadeira que gostamos muito, principalmente as meninas, é brincar a fazer penteados; penteamos-nos umas às outras e como não poderia deixar de ser, também o fazemos às nossas professoras.
O momento da brincadeira é uma oportunidade de nós nos podermos desenvolver . Através do brincar nós aprendemos, experimentamos o mundo, trabalhamos relações sociais, elaboramos a nossa autonomia de acção, organizamos emoções. Enquanto brincamos, conseguimos compreender o mundo à nossa volta, aprendemos regras, testamos habilidades físicas, como correr, pular, aprendemos a ganhar e perder. O brincar desenvolve também a aprendizagem da linguagem e a habilidade motora. O brincarmos em grupo favorece alguns princípios como o partilhar, o cooperar, o liderar, o competir e a obediência às regras. Assim passámos uma semana bastante agradável e calminha. Estamos a preparar-nos para a grande quadra Natalícia que já está quase ai à porta.
Para a semana estaremos de volta com mais novidades.
Beijinhos e até para a semana.
Sónia e Marisa

Nenhum comentário: