sexta-feira, 27 de março de 2009

Sala dos Ursinhos Carinhosos

Olá!
Como a Primavera já chegou para nos visitar, realizámos alguns trabalhinhos para a comemorar. Fizemos umas borboletas e um sol com as nossas mãos e umas flores com os pés.

Enfim, foi só trabalho, mas também tivemos tempo para brincar e gostámos bastante de ver as nossas mãos e dedos cheios de cor. Para a semana voltamos com mais novidades.


Beijinhos

Sala do Miminho

Olá!
Chegou o tempo mais quente, mais florido e colorido do ano. A Primavera voltou para nos alegrar mais a vida. Por isso, resolvemos enfeitar o nosso cuco e a sala, com motivos primaveris, joaninhas, borboletas, flores e andorinha. Colocámos no placard um trabalho feito com as nossas mãos - uma flor e, no corredor, colocámos borboletas, ficou muito bonito.

Andamos mais à fresca e mais leves e sabe tão bem!! Estamos cada vez a falar mais e a comunicar uns com os outros; é tão engraçado tentar perceber o que eles dizem. Força meninos, estão quase lá!!!

Beijinhos

Sala da Brincadeira

Olá!

Esta semana, os meninos da Sala da Brincadeira elaboraram trabalhos com o principal objectivo de aprenderem palavras novas. Como todas as crianças do grupo são participativas e curiosas, estimulámos o seu interesse com imagens que eles gostam muito.
Os meninos realizaram uma colagem de papel crepe numa tartaruga engraçada. Eles divertiram-se muito. Ora espreitem lá!!

Demos início a outro trabalho sobre o dia e a noite, onde estão presentes as imagens que eles apreciam, como o sol, a lua e as estrelas.

Ainda tivemos tempo para recebermos a Primavera, enfeitando a porta da nossa sala com borboletas pintadas com as pontas dos dedos das crianças. As flores foram pintadas no interior pelos meninos com o pincel e a tinta amarela.

É bom aprender de forma divertida e a brincar tudo é mais fácil.

Beijinhos

Sala do Jardim dos Amigos

Olá a todos!

Estamos de volta, depois da azafama do dia do Pai, esta semana aproveitámos para dar as boas vindas à Primavera. De modo a trabalhar o tema realizámos dois trabalhos, em que através da reciclagem de iogurtes pudemos fazer umas lindas flores e umas belas borboletas. Em ambos os trabalhos pintámos e colámos, aproveitámos também para desenvolver a nossa destreza manual fazendo bolinhas de papel crepe para posteriormente colá-las em ambos os trabalhos.

Uma outra novidade que temos para contar é que na hora do lanche já bebemos o leite em copos ditos normais, assim deixámos os nossos antigos copos que ainda tinham pegas e boquilhas, já estamos uns crescidos. Estamos todos a reagir bem aos novos copos, pegamo-los com cuidado e não entornamos o leite.
Na sexta-feira tivemos a nossa história - a desta semana foi “Os meus filhotes” uma história com vários animais e as suas crias.
Ficamos por aqui, para a semana estaremos de volta com mais novidades.

Beijinhos Sónia e Marisa
Jardim dos Amigos

Sala Amarela

Olá!

…que calor…esta semana tem sido muito quentinha, a Primavera chegou cheia de sol; tivemos que tirar as camisolas quentes e que sensação os braços ficarem à mostra! Alguns de nós puxavam as mangas para baixo - já não nos lembrávamos que com o calor as roupas eram mais frescas e coloridas.
E por falar em colorido, a João e a Nocas, lembraram-se que era giro fazer um miminho a saudar a Primavera. E assim foi, um lindo caracol cheio de cor e muito brilhante e todos nós levámos um para casa.

E para que a nossa sala não ficasse triste e com pouca cor, fizemos com os nossos dedos umas lindas flores, que colocámos na parede da nossa sala.

Esta semana ouvimos a João e a Nocas a falarem de chocolate…hum…a Páscoa aproxima-se e parece que vão aparecer por aí umas guloseimas chamadas de “ovos de chocolate”, parece maravilhoso…Mas da Páscoa falamos para a semana, vão aparecer algumas surpresas!!

Importante, importante é o teatro que nós vamos ver. Não se esqueçam, vamos levar roupa confortável .

Aproveitem o bom tempo
João e Nocas

Sala Laranja

Olá a todos!

Começámos a nossa semana com a chegada da Primavera e para assinalármos este dia, realizámos umas borboletas em cartolina para todos os meninos levarem para casa!

No seguimento do tema da “casa”, pintámos e colámos mais uma divisão; desta vez foi um quarto. Foi interessante ver as crianças colarem os objectos à semelhança dos seus quartos reais.

Ena…as nossas professoras acham que nós já estamos muito crescidos, por isso, realizámos o nosso primeiro grafismo. Percebemos muito bem o que tínhamos de fazer e ficou muito bem.

Numa das nossas conversas de tapete, em que falávamos sobre o trabalho que temos vindo a realizar sobre a casa, as crianças constataram que ainda não tínhamos conversado sobre a sala e a cozinha. Ora, cozinha…-"Então que objectos é que nós encontramos numa cozinha?" - Perguntáram as nossas professoras. Através das várias respostas das crianças, chegámos ao lixo, mais propriamente ao caixote do lixo, objecto que encontramos em todas as cozinhas. Conversa puxa conversa, chegámos aos ecopontos. Descobrimos que muitas crianças estão sensibilizadas para a separação do lixo. Todos juntos constatámos que nós não estávamos a respeitar o meio ambiente dentro da nossa sala. Que vergonha…

E como não queríamos que esta situação continuasse por muito mais tempo, colocámos mãos à obra. As nossas professoras trouxeram para a nossa sala 3 caixas e juntos pintámos cada uma delas com as cores dos ecopontos; amarelo, azul e verde. E ficaram espectaculares e a partir de hoje vamos separar o lixo da nossa sala. Para a próxima semana vamos acrescentar o pilhão.

Mas a nossa semana não foi só feita de trabalhos…como o tempo tem estado a nosso favor e as tardes têm sido muito agradáveis, temos aproveitado para gastar as nossas energias a correr e a brincar na rua. É claro que as nossas roupas ficam todas sujas, mas os nossos pais não se importam, pois não?!

Beijinhos
Tranças e Sónia

Sala Verde

Olá!
Mais duas semana cheias de sol, que bom que foi!!
Nós por cá, para além de aproveitar este belo tempo, continuamos a trabalhar nos nossos livros muito seriamente e com muito mais à vontade e destreza.
Iniciámos também a nossa prenda da Páscoa. Estivemos a pintar de branco uns vasos de barro…

Estão bonitos!
Esta semana a nossa menina M.R. no dia 22 de Março fez 5 anos. Um grande beijinho de parabéns e obrigada pelo lanche. Quem também está de parabéns é a nossa amiga J., que fez 5 anos no passado dia 25 de Março. Ela já não está connosco, mas continua no nosso pensamento e coração.
Não se esqueçam que na próxima semana vamos ao teatro, vai ser muito divertido. E não se esqueçam de chegar até às 9 horas.



Beijinhos
Sandra e Maria

Sala dos Finalistas

Olá!
Agora sim… o bom tempo chegou e podemos respirar a primavera!
As flores começam a espreitar, bem como todos os pássaros, as borboletas…
Esta semana falámos um pouco sobre a estação do ano em que entrámos agora: a PRIMAVERA.
Fizemos umas lindas borboletas com cartolina e molas da roupa. Ficaram muito giras!
Fizemos também uns lindos desenhos da primavera onde pudemos dar largas à imaginação e desenhar tudo aquilo que nos faz lembrar esta estação do ano.
Aqui ficam todos os nossos desenhos:


Temos andado um pouco atarefados com a lembrança do Dia da Páscoa, mas sobre isso já sabem que só vos contamos mais tarde…
Ao longo desta semana trabalhámos ainda os nossos livros da pré e iniciámos umas fichas sobre as vogais…

Beijinhos dos finalistas
Até para a semana!

A.T.L.

BEM VINDA PRIMAVERA!!!

Este ano a Primavera até chegou antes do tempo, o calor já se faz sentir há alguns dias, e parece que temos mais tempo para fazer o que gostamos, pois dá a sensação que o dia é mais comprido (isto é sempre um bocadinho difícil de entender e achamos sempre que os nossos pais nos vêm buscar mais cedo…), para além de acharmos que finalmente nos vamos conseguir livrar dos casacos , das camisolas quentes, dos collants, enfim…viva a manga curta e a “pernoca” à vista…IUPIIII !!!!
Esta semana para além dos nossos trabalhitos de casa, demos então as boas vindas à estação da Primavera com muita alegria, e claro que como a conversa só não chega, também realizámos uns projectos engraçados cá no ATL…

Realizámos um Dominó da Primavera….

Fizemos um Puzzle alusivo ao tema….

E como é sempre uma coisa que adoramos, colorimos desenhos referentes à estação…

Também já começámos a realizar as nossas prendinhas da Páscoa, pois temos alguns amigos que vão de férias e só regressam depois da Páscoa, e claro, como não podia deixar de ser, tinham de levar o nosso miminho, para partilhar com as suas famílias. Mas não vamos mostrar já esse trabalho…isso fica para mais tarde…

Beijinhos de todos os meninos do ATL e até à próxima semana!!!!

Atelier

Olá!
E cá estamos nós...Para além dos trabalhos da Páscoa, continuamos a trabalhar o tema da "casa", com os meninos da Sala Laranja. E para que não fiquem muito tristes, esta semana vamos levantar um pouquinho o véu...e mostrar esse trabalho...

Beijinhos

sábado, 21 de março de 2009

E porque dia 19 de Março foi o Dia do Pai


E mais uma vez, com a colaboração dos Pais, realizámos esta exposição.

Ser Pai é...

E para si, o que é ser Pai??

Sala dos Ursinhos Carinhosos

Um porta canetas.

Sala do Miminho

Uma moldura.

Sala da Brincadeira

Um porta canetas.

Sala do Jardim dos Amigos

Um porta gravatas.

Sala Amarela


Um porta canetas com foto do Pai e o/os filho/os.

Sala Laranja

Um porta canetas.

Sala Verde

Um estojo.

Sala dos Finalistas

Um tapete de rato.

A.T.L.



Um cabide.

Atelier

Um calendário para a Sala Verde e Finalistas e um porta retratos para a sala Laranja.

sexta-feira, 13 de março de 2009

Sala dos Ursinhos Carinhosos

Olá a todos!
Aqui no berçário continuamos a brincar muito mas temos tempo para umas pinturas, pois estamos a preparar a prendinha do nosso papá, que é já na próxima semana...
A nossa sala está mais bonita porque temos o sol a brilhar todo o dia!

Voltamos para a semana com mais novidades.
Beijinhos
Célia e Marta

Sala do Miminho

Olá !
Foi uma semana de novas experiências, desde brincar com balões, preparar o postal do Dia do Pai e começar a dizer novas palavras; -já está -mãe -nana etc.
O brincar continua a ser o nosso objectivo, fazemos cavalinho, saltamos para a piscina e gostamos de morder os brinquedos, isto porque estamos aflitos dos nossos dentes e sempre ajuda a massajá-los.
Estamos a preparar o trabalho do Dia do Pai e pedimos aos pais que ainda não trouxeram a foto, que a tragam no início da semana que vem.
Uma boa semana e contem sempre connosco.
Sala do Miminho

Sala da Brincadeira

Olá papás!

Na segunda-feira fizemos a festa cá no Cuco.
Tivemos direito a tudo; os pais do S.C trouxeram balões, prendinhas para os amigos, desenhos para colorirem, bolo e gelatina.
Foi muito divertido. Agradecemos aos pais por nos terem proporcionado um dia tão bom!

Nota: o bolo foi comido antes de se poder tirar as fotos. Estava óptimo!!
Na terça-feira iniciámos o nosso trabalho, com as meias velhas - o objectivo é fazermos bolas de trapos engraçadas para brincarmos na nossa sala. Os meninos ajudaram no enchimento das mesmas.

Na quarta-feira estivemos todos a brincar com plasticina sobre a vigilância dos adultos. Os pequeninos poderam esmagar, amassar e molda-la de todas as formas. Este exercício também ajuda no desenvolvimento da motricidade fina e da sensibilidade ao toque dos vários materiais e texturas.

Na quinta-feira começámos já a preparar uma prenda muito especial para o Dia do Pai, que já é para a semana. Mas isso ainda não podemos revelar.
Estamos na sexta-feira, a semana está a chegar ao fim. No entanto continuamos cheios de actividades. É importante dizer que tudo o que fazemos desenvolve a nossa criatividade e imaginação.


Bom fim de semana
Sala da Brincadeira

Sala do Jardim dos Amigos

Olá a todos!
Esta semana foi bastante agitada com os preparativos para o Dia do Pai. Entre pinturas e colagens a nossa bela prenda está a ganhar forma. Estamos bastante ansiosos por ver as reacções dos nossos papás e é sempre divertido poder fazer belas prendinhas para eles.
No decorrer da semana tivemos, como não poderia deixar de ser, a nossa aula de música com a “Vávi”. Nós gostamos tanto das canções que ela nos ensina que até já as ensinámos aos nossos coleguinhas que não frequentam as aulas, passamos os dias a cantarolar.
Na sexta-feira como habitual tivemos a hora do conto - a história desta semana foi o “Benjamim vai ao Bacio”
Ficamos por aqui e para a semana estaremos de volta com mais novidades.
Beijinhos Sónia e Marisa

Sala Amarela

Olá Pais!

...que belo sol, que belas tardes temos passado na rua a brincar, tem sido uma delícia!!!
Mas tudo isto acontece à tarde porque de manhã trabalha-se; e como o sol trás luz e alegria, fizemos uma pintura muito colorida, com o azul, o laranja, o verde etc...foi muito divertido. Pintámos com pincel, utilizando várias cores e com muita atenção, não misturámos nenhuma cor. Continuámos ainda o trabalho do Dia do Pai, e que trabalheira nos está a dar! E como na semana passada deixámos uma foto para aguçar a vossa curiosidade, aqui fica mais um pouco da prenda que os papás vão receber...ora adivinhem lá!!!!
Na próxima quinta feira dia 19 de Março, Dia do Pai, logo descobrem a solução.
Bom fim de semana com muita brincadeira e muito sol.

Beijinhos
João e Nocas

Sala Laranja

Olá!

E mais uma semana passou e com um Sol espectacular. As nossas tardes foram sempre passadas no recreio e que divertido que foi. Só esperamos que este tempo se mantenha.
Como dissemos na semana passada, estamos a trabalhar o tema da “casa”. Fizemos um trabalho muito criativo. Pintámos os mais variados objectos de uma casa de banho e depois colámos numa folha de papel manteiga. Ficou muito giro e nós podemos mostrar às nossas professoras como é a disposição da nossa casa de banho.

Como prometemos a semana passada, aqui ficam as fotos da Rita e do Daniel Filipe. O João ainda está na casa do nosso amigo J., por isso não temos uma foto. Estão ou não lindos??

Trabalhámos também na prenda do Dia do Pai, e está a ficar muito bonita, ora espreitem lá!!


Parabéns ao nosso amigo D., que na sexta-feira fez 4 anos.
Beijinhos à nossa amiga M.E. que esta semana esteve de férias.
Beijinhos
E até para a semana com novidades para o Pai.

Sala Verde

Olá Pais!!

Que bonita semana de sol. Tentámos aproveitar o espaço exterior ao máximo...
Brincámos muito, mas também trabalhámos. Continuamos muito interessados nos nossos livros de matemática e grafismos e estamos a trabalhar neles muito seriamente.
Em complemento com os livros também estamos a trabalhar na prenda do Dia do Pai, que é mais ou menos assim: Perceberam? Ok dia 19 de Março já vão ter conhecimento do que é.
Na continuação do tema das “Profissões” tivemos a presença de mais uma mãe. A mãe do P.B. veio falar um pouco da sua profissão e responder algumas que lhe foram feitas. Foi muito giro. As crianças adoram principalmente os filhos dos pais que vêm à sala falar connosco. Obrigado mãe do P.B. .
Uma boa semana para todos, cheia de sol e boa disposição.

Beijinhos
Sandra e Maria

Sala dos Finalistas

Olá!

Todos nós sabemos que esta fase da nossa vida, a pré-primária, é muito importante e por isso temos de nos dedicar aos nossos livros e fichas de trabalho! No entanto, não é nos livros que se aprende a viver e a conviver em sociedade, por isso mesmo, esta semana foi de muita brincadeira… pudemos aproveitar o sol e o bom tempo para brincarmos livremente e aprendermos a respeitar os nossos colegas, a partilhar os nossos brinquedos, a partilhar os espaços de brincadeira e ensinarmo-nos uns aos outros o que é ser amigo e companheiro.

Ao longo da semana brincámos muito, mas também não nos esquecemos dos trabalhos, apesar de um pouco mais leves.
No nosso livro “era uma vez…”, a história desta semana chamava-se “Fui à praça” e através desta história pudémos fazer trabalhos relacionados com a matemática, com a escrita e pudémos dar largas à nossa imaginação quando fizemos uma máscara de uma maça.
Com este trabalho conseguimos pôr os nossos dedinhos a mexer e assim trabalhar a motricidade fina que é tão importante para o nosso dia-a-dia.
Pegámos em quadrados de papel autocolante e colámo-los numa base de cartolina em forma de maçã. Depois abrimos os olhos, o nariz e a boca e colocámos-lhe um elástico para a podermos pôr na cara.
O dia 19 de Março está a chegar e com ele um dia muito importante para os nossos pais… é um dia em que lhes lembramos como eles são maravilhosos e muito importantes para nós. Por isso aqui ficam algumas fotos para que possam espreitar um pouquinho do que estamos a fazer para vos oferecer…


Beijinhos dos finalistas!