sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Sala dos Ursinhos Carinhosos

Olá papás!
A chuva continua a cair e nós continuamos ansiosos que o sol nos venha visitar... mas mesmo assim ninguém nos tira a energia e a boa disposição.
Alguns de nós já estão praticamente a dar os primeiros passos, por isso na próxima semana vamos ter uma nova experiência... Durante as manhãs vamos fazer uma visita à sala do “Miminho” pois já estamos a ficar muito crescidos e assim podemos brincar na piscina das bolas, conhecer novos amigos e também a nova professora.
Os mais pequeninos, como sempre, vão fazendo as suas gracinhas para delicia das professoras.
Até para a semana

Sala do Miminho

Olá!
Esta semana foi mais agitada com muito exercício na piscina de bolas. Agora gostamos mais de lá ir - entramos e saímos, atiramos bolas, brincamos com os rolos...
Foi uma semana de muita música e energia. Queremos dizer mais coisas, mas ainda não conseguimos bem - estamos a aprender e a crescer muito rápido.
Vamos para o refeitório pelo nosso pé e até nos portamos bem durante a refeição. Só visto, porque contado ninguém acredita - comemos bem e esperamos pela nossa vez.
Para a semana temos mais novidades e novos trabalhos.
Até lá.

Sala da Brincadeira

Olá papás!
Já esta concluída mais uma semana de cuco. O tempo voou mais uma vez. Entre brincadeiras, traquinices e muita correria, ainda tivemos tempo de pintar com lápis de cor uma folha de papel muito grande. Como os papás sabem, todos estes trabalhinhos servem para desenvolver a motricidade fina. As aulas de música também nos têm ajudado muito. Adoramos sons e ritmos; por isso somos crianças bem dispostas.
Para a semana teremos com certeza mais aventuras para contar e novidades também.
Beijinhos Ana João e Cristina

Sala do Jardim dos Amigos

Olá a todos!
Esta semana decorreu de uma forma bastante tranquila. Aproveitámos para dar continuidade ao tema do Inverno. Para isso realizámos uma nova técnica de pintura, a pintura assimétrica. Pintámos uma luva com pincéis e tinta, depois colocámos a outra luva por cima e ao retirá-la reparámos que a nossa pintura passou para a luva ficando assim uma pintura assimétrica, ficou muito giro.
Para além do tema do inverno, demos largas à nossa imaginação e brincámos com plasticina - as nossas professoras tiveram o cuidado de nos avisar que apesar desta ter uma cor muito apelativa, não era para colocar na boca, e nós respeitámos o que elas nos disseram. Passámos assim uns belos momentos a moldar, a apertar e a separar a nossa plasticina. E para tornar o momento mais lúdico as nossas professoras fartaram-se de fazer bonecos engraçados, gostámos muito da experiência.
E para terminar a semana em beleza, as nossas professoras aproveitaram a sexta-feira para contar duas belas histórias. Nós gostámos muito e estivemos muito atentos, até conseguimos responder algumas perguntas relacionadas com as histórias.
Como gostámos muito a partir desta semana, todas as sextas-feiras passaremos a ter o dia do conto.
Esta semana ficamos por aqui, para a semana estaremos de volta com mais novidades.
Beijinhos Sónia e Marisa
O Jardim dos Amigos

Sala Amarela

Olá Pais
Que semana...Frio, chuva, vento e uma semana cheia de trabalho.
Esta semana iniciámos o mapa das presenças. Os pais trouxeram as fotos e a João e a Nocas acharam que estava na altura de iniciarmos o mapa...e pais, correu lindamente. Todos os dias sentamo-nos no tapete, conversamos, tiramos a foto da nossa casinha da família e colocamo-la na casa grande “o Cuco”, onde passamos o dia. À tarde antes de irmos para casa voltamos a pôr a foto junto da nossa família, é divertido!!

As cores, o azul do céu, o amarelo do sol, que teima em não aparecer, o verde da relva e o vermelho do Benfica, foram as cores que esta semana, serviram para dois jogos. O dos legos e os das cadeiras. Alguns de nós sentem-se um pouco inibidos, quando a João e a Nocas querem falar connosco. Mas surpresa das surpresas, com o jogo o nosso amigo G.P. desatou a falar (até agora só falava com os amigos). A nossa amiga L.M. ri-se e fica muito envergonhada.


A semana correu bem e esperamos para a semana o regresso do nosso amigo G.S e vamos continuar a crescer e a aprender.

Boa semana João e Nocas

Sala Laranja

Olá !
Cá estamos para mais uma semana de novidades. Como dissemos na semana passada, começámos a marcar as nossas presenças. Um a um, logo pela manhã, assinalamos com o nosso símbolo a nossa presença nos respectivos dias da semana. Praticamente todos nós compreendemos a intenção do mapa. Com este mapa, vamos trabalhar os dias da semana, o ontem, o hoje e o amanhã. Para nos ajudar, a mamã da S., deu-nos uns dedoches, aos quais atribuímos os nomes dos dias da semana. Vejam as fotos…
Todas as segundas-feiras temos a nossa aula de música e está a correr muito bem! Aprendemos sempre coisas novas. Aqui ficam as fotos com a professora Vavi. Numa sala com tantos meninos, é claro que a moda do Faísca é uma realidade… Para podermos fazer corridas e brincarmos com os carrinhos, as nossas professoras fizeram em papel cenário uma pista da Taça Piston!! Adorámos, pois está claro, pena que só durou essa tarde…. No seguimento do tema da Família, esta semana fizemos para levar para casa, uns fantoches que representam os membros da nossa família. Vejam lá como ficaram. Tal como prometido, na sexta-feira, colocámos as nossas Árvores Genealógicas na parede, para que todos as possam observar. Foi uma animação, mostrar aos nossos amigos, quem são os nossos pais, avós, tios e irmãos. E todas as FAMÍLIAS estão de PARABÉNS, pois os trabalhos estão magníficos.
Preparem-se pais, pois para a próxima semana têm um belo trabalho e acreditem, vão precisar de muita inspiração.

Beijos e até para a semana

Sala Verde

Olá Pais:
Como a chuva, o vento e o frio não se vão embora, fizemos um trabalho sobre o inverno. Falámos sobre as suas características, tais como:
-Qual a roupa que se usa
-Como estão as árvores
-Como é o Inverno
-Qual é a estação do ano que está antes
-Qual a estação do ano que está depois
O trabalho que fizemos associa este tema (Inverno) aos grafismos, ou seja, colámos algodão numa nuvem, pintámos um guarda-chuva a nosso gosto e depois fizemos a chuva. A chuva foi feita primeiro por cima do tracejado e depois sozinhos.
Ficou assim:

Este tracejado está a ajudar-nos para brevemente fazermos o numero 1.
No final da semana, voltámos aos nossos livros, os quais gostamos muito.

Até para a semana
Sandra e Maria

Sala dos Finalistas

Olá!
Esta semana demorou um pouco a passar pois com tanta chuva não pudemos brincar na rua…! Tal como dissemos na semana passada, a rua é fundamental para nós, pois é lá que conseguimos soltar todas as nossas energias… ficando assim com a cabeça mais liberta para aquilo que realmente interessa, ou seja, aprender coisas novas e divertidas.
Apesar do mapa das presenças já ser uma rotina de sala há bastante tempo, esta semana as nossas professoras “teimaram” que, como já somos crescidos, temos de saber os dias da semana, os dias do mês, os meses e o ano. Claro que não vamos conseguir decorar e compreender tudo de uma vez, mas temos de começar a compreender certas noções temporais. Como devem calcular, foi uma trapalhada… todos nós nos baralhávamos e fartávamo-nos de rir.

Para conseguirmos aprender os dias da semana as nossas professoras fizeram um pequeno livro de exercícios para nós. Ora espreitem…





PAIS!
Precisamos da vossa ajuda… primeiro com as noções temporais e em segundo com o tema das profissões. Pois é, para a semana vamos começar a falar sobre as diversas profissões que existem e para tal precisamos que, em primeiro lugar, falem com os vossos filhos sobre as vossas profissões.
Como não podia deixar de ser… o Carnaval está a chegar e com ele vêm os pedidos para os vossos filhos. Desta vez vamos precisar de uma camisola branca, umas collants pretas e umas sapatilhas de ginástica pretas.
Curiosos? De certeza que sim, mas vão ter de esperar para ver…


Beijinhos dos finalistas e até para a semana!

A.T.L.

Olá…

Esta semana foi muito difícil…
A chuva não ajudou nada e como não podemos ir brincar para a rua e, gastar um pouco da nossa energia acumulada, isto significou apenas uma coisa:

DISPARATES!!!

Ou seja:

A nossa capacidade de concentração encontrou-se reduzida! Só pensávamos em brincadeira, em conversa e assim por diante, tudo era mais interessante do que propriamente estarmos com atenção naquilo que estávamos a fazer…
Até surgiram mais discussões do que o costume - houveram amigos que se zangaram a sério, outros ficaram muito tristes e desiludidos… enfim… coisas menos boas…

E o resultado de tudo isto foi:

· Professoras tristes;
· Trabalhos por fazer;
· Pais aborrecidos;

E nós???

Completamente vitimados por esta chuva malandreca que teima em ficar!!!!

Está provado, a culpa é da chuva!!!!


(Vamos ver como vai ser a próxima semana…. ai…ai….)

Atelier

Olá

Cá estamos outra vez
Com mais um trabalhinho
Esta semana utilizámos
Muitas garrafas de danoninho.

Com massa de moldar e plasticina
Fizemos uma bolinha
O objectivo deste jogo
É pôr a bola na garrafinha.

Do trabalho da família
Aguardem para ver
Está a ficar um espectáculo
É só verem para crer.


sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Sala dos Ursinhos Carinhosos

Olá papás!
O Inverno chegou em força e nós temos que andar bem agasalhados, para estarmos mais quentinhos. É muito aborrecido vestirem-nos e despirem-nos tantas camisolas e casacos…que saudades do Verão!!!
Concluímos o nosso trabalhinho sobre o Inverno. As nossas professoras pintaram-nos os dedos e enfeitámos um lindo chapéu-de-chuva, foi muito divertido.

E para terminar, estamos cada vez mais aventureiros e crescemos a olhos vistos, alguns de nós já começaram a dar os primeiros passitos pela sala.

Beijinhos e até para a semana

Sala do Miminho

Pais

Cá estamos para mais uma semana. Apesar de um pouco constipados, não paramos, estamos sempre com muita energia.
Esta semana, fizemos uma experiência com a digitinta. O T. não gostou muito da experiência, o D. adorou e era tinta por todo o lado. A L. realizou o trabalho, só com a ponta de um dedo e o C. demorou algum tempo a experimentar mas adorou, fartou-se de rir. O J. gostou de esfregar as mãos uma na outra com a digitinta.

Foi pena, dois dos nossos amiguinhos não estarem presentes para realizar esta actividade, pois estão doentinhos. Um grande beijinho para eles e as rápidas melhoras.



Beijinhos

Sala da Brincadeira

Olá pais
Mais uma semana que passou e o sol sem aparecer. Mas acreditem papás, que o escuro é só lá fora. Aqui somos muito iluminados. E não é só pelas lâmpadas. As nossas gargalhadas iluminam todo o Cuco!
E as nossas ideias? Qual delas a mais brilhante!! Inventar, inovar, remodelar, baralhar, são algumas das palavras de ordem aqui na sala. Chama-se a sala da brincadeira, não é?
Os dias são mesmo assim, cheios de movimento. Esta semana as nossas professoras deram-nos um chapéu-de-chuva para pintar. Foi muito divertido pintarmos com o pincel - fizemos gotinhas de água e tudo. Gostámos muito de trabalhar. Nesses momentos ficamos muito quietinhos e interessados.

Para acabar falta dizer que somos cada vez mais amigos e já recebemos os colegas com abraços e beijinhos. É das lições mais importantes e temos aprendido todos os dias e a brincar.

Beijinhos e até para a semana

Sala do Jardim dos Amigos

Olá a todos!

Esta semana aproveitámos o frio e a chuva para introduzirmos o tema do Inverno. Começámos por falar sobre o tema e depois “partimos” para o trabalho - fizemos colagem e pintura. Colámos alguns pedaços de papel celofane numa grande nuvem e depois com os nossos dedos pintámos as gotas da chuva.
De modo a ficarmos a perceber melhor o tema, no decorrer da próxima semana continuaremos a trabalhar o tema e teremos novos trabalhinhos para vos mostrar.
No decorrer da semana aproveitámos também para fazer jogos de encaixe. Inicialmente tentámos perceber como é que as peças encaixavam mas depois todos nós já conseguiamos realizar os jogos, enfim, mais uma forma divertida de aprender.
Esta semana ficamos por aqui para a semana estaremos de volta com mais novidades.

Beijinhos... Sónia e Marisa.
Jardim dos Amigos

Sala Amarela

Olá Pais...e obrigada.


Estão de parabéns!!! As fotos já estão cá todas e o trabalho do fim de semana sobre a família foi entregue por vós no prazo pedido, OBRIGADA!
Esta semana foi dedicada à família. Todos nós já identificamos a nossa família directa, o pai a mãe e os manos.
A nossa amiga B.L. diz que a sua família é a mãe o pai e a cadela Chiva...fizemos um desenho onde cada um de nós desenhou a sua família...e pais. Alguns de vós vão ficar admirados como nós já conseguimos desenhar a figura humana, a cabeça, os olhos, as pernas...
Estamos a crescer papás.
Fizemos também um trabalho conjunto com a Sala Laranja onde colocámos o cartão dos valores de cada família. Ficou lindo o nosso trabalho.
Mas lindo, lindo ficaram os trabalhos trazidos de casa - pais estamos orgulhosos principalmente porque todos nós identificámos o trabalho que fizemos com os pais.
Espreitem só...


Um beijinho grande ao G.S., a cirurgia correu bem, rápidas melhoras e rápido regresso.

Boa semana
João e Nocas

Trabalho colectivo - Sala Amarela e Laranja

E porque a partilha é um valor que faz parte do nosso dia-a-dia, e cada vez mais temos dificuldade em colocá-lo em prática, a Sala Amarela e a Sala Laranja, resolveram partilhar ideias e partilhá-las também com os pais e o resultado foi este…
Obrigada pais, pois foi em conjunto que conseguimos mostrar às nossas crianças e a todos os que pararem e prestarem atenção ao nosso trabalho, que é possível partilhar ideias, emoções, sentimentos e todo aquilo que nós desejarmos, é preciso é querer.


Obrigada

Sala Laranja

Olá pais!
E mais uma semana passou, desta vez com a equipa completa.
No seguimento do post anterior, aqui ficam duas fotos das nossas construções, ora vejam…

Vamos dar inicio na próxima semana, ao nosso mapa de presenças, ou seja, todos os nossos meninos pela manhã na conversa do tapete vão assinalar a sua presença com o respectivo símbolo. Este mapa é extremamente importante, pois com ele, nós vamos aprender não só noções e ritmos temporais, bem como a noção de correspondência. Acabámos também de realizar o mapa do tempo, que vai servir para a criança distinguir o estado atmosférico e identificar os símbolos atmosféricos.

No final desta semana, começámos a pedir aos nossos meninos que despissem a bata sozinhos. Desta forma, além de existir uma inter-ajuda, existe também o estímulo da motricidade fina, que é muito importante.

Como puderam ver no post acima, o nosso trabalho sobre os valores na família, foi muito
engraçado de se fazer. Nós aqui na sala decorámos a mãe e o menino, e todos ajudaram, para que o trabalho final ficasse bonito.


Beijinhos.


P.S. não se esqueçam do trabalho de casa, da Árvore Genealógica, o prazo termina já na próxima 2ª feira, dia 26 de Janeiro.
Obrigada a todos aqueles que já o fizeram e entregaram, estão todos muito bonitos.

Sala Verde

Olá Pais
Mais uma semana de muito trabalho...
Iniciámos a semana com o tema “As profissões”.
Tal como foi pedido, a mãe e o pai, escreveram num papel as profissões deles e explicaram o que faziam e levaram para a Sandra e a Maria.
Obrigado papás!
Depois das professoras lerem os papeis e ficarem informadas, falaram connosco e perguntaram então, se nós sabíamos quais eram as profissões dos pais...é claro que nós estávamos bem mais preparados que a semana anterior, soubemos responder muito bem, claro que à nossa maneira...
Fizemos o desenho dos nossos pais nos seus locais de trabalho.

A Sandra e a Maria escreveram o que nós dissemos e colocaram no placard.


Continuando com a conversa das profissões, dissemos às professoras o que queríamos ser quando fossemos muito crescidos.
Eis os resultados:
M.A – Drª Veterinária
M.P. – Professora
S.H. - Bailarina
G.B. - Jogador de futebol
P.P. - Policia
B.S. - Escritora
M.F. –Bailarina
A.B. –Médico
M.A. - Policia
A.S.- Médico dos animais
C.M. – Bailarina
T.B. – Médico
P.B. – Médico dos animais
M.R. – Médica
Na quarta-feira, tal como prometido, a Magui veio falar connosco.
-Explicou como nos devemos assoar
-O porquê de não usarmos gorro e cachecol
-Fizemos experiências com a coca-cola para percebermos os seus malefícios.
( Ver fotografias a seguir ao texto da Sala Verde)
No final da semana, claro que trabalhámos nos nossos livros, olhem só a nossa atenção.

Um grande beijinho de parabéns ao nosso amigo G.B. e muito obrigado pelo lanche trazido pela mãe.



Boa semana Sandra e Maria

Visita da "Magui" - Sala Verde e Finalistas

Sala dos Finalistas

Olá

Mais uma semana que passou e muito aprendemos..... Pois é, tal como podem ver nas imagens que estão em cima, a Assistente de Saúde Magda Araújo, veio ao Cuco e falou connosco acerca das constipações, das gripes, das otites e explicou-nos alguns cuidados que nós devemos ter quando estamos constipados ou o que devemos fazer para que isso não aconteça.
Tal como estava prometido pela “Magui”, também falou connosco sobre a “Coca-Cola” e os malefícios desta. Fizemos algumas experiências e conseguimos perceber porque é que não devemos beber muita Coca-Cola. Foi muito giro e todos nós tentámos “ensinar“
aos Pais o que tínhamos aprendido.
Para além de toda esta agitação no dia da visita da “Magui” ainda conseguimos terminar o nosso tema das emoções. Já conseguimos perceber que não faz mal expressarmo-nos, temos é de o fazer de forma correcta, para que depois não nos arrependamos.
Ao mesmo tempo que trabalhamos as emoções, também aperfeiçoamos os nosso traços, quer seja pelo desenho ou pela escrita..

Todos nós ficámos muito contentes quando conseguimos “escrever” ou copiar as letras que as nossas professoras nos pedem. Agora, quase todos nós andamos com cadernos, lápis, afias, borrachas, canetas e tornou-se uma das nossas brincadeiras preferidas.
Apesar de esta semana ter chovido muito, ainda conseguimos aproveitar um dia para brincarmos na rua, pois também nos faz falta podermos correr, gritar e acima de tudo, apanhar ar fresco.

Para a semana há mais...Beijinhos dos Finalistas

A.T.L.

Olá, como estão todos???

Esta semana vamos falar-lhes de uma palavrinhas mágicas que deveríamos usar habitualmente, mas a realidade é que nos esquecemos delas frequentemente.
É verdade, e essas palavras são nem mais nem menos que as palavras da boa educação, como é o caso, por exemplo do “Olá”, “Com licença”, “ Muito Obrigado/a”, “ Por Favor”, “Desculpem”, “Bom Dia”,”Boa Noite”, etc. Palavras tão importantes que fazem tanta diferença no nosso dia-a-dia.
Cá no Cuco as “ professoras” gostam que todos os meninos sejam bem educados e respeitadores e esse processo passa principalmente por usarem estas palavras que são tantas vezes esquecidas.
Assim, esta semana voltámos a relembrá-las e a conversar sobre a importância de as usar. Como é bom é ouvi-las aos meninos educados, ao contrário de palavrões, de asneiras e nomes feios que se aprendem muito facilmente, mas que dificilmente se esquecem.
Para nos ajudar até temos na sala uma figura representativa destas palavras, que é o nosso “Comboio das boas maneiras”, ora dêem lá uma espreitadela…


E a verdade é que dá cá um jeitão, assim já não temos mesmo desculpa para não as dizer.


Beijinhos e uma boa semana para todos.

Atelier

Olá!
Então já tentaram fazer o origami do gato em casa? É fácil, não é?
Esta semana, os nossos meninos da sala Verde e da sala dos Finalistas viram como é fácil fazer uma marioneta em casa e com materiais muito fáceis de arranjar. Basta juntar um rolo de cartão, uma caixa de ovos, lã, um pauzinho e plasticina e temos o material para trabalhar.


Há que dar largas à imaginação, que é o que os nossos pequenotes da sala Laranja estão a fazer com o trabalho da Família, que ainda não está pronto, mas apenas vos dizemos que está muito bonito.
Aguardem…
Até para a semana

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Sala dos Ursinhos Carinhosos

Olá pais!
Mais uma semana a chegar ao fim e nós continuamos cheios de energia para as nossas brincadeiras.
Portámo-nos muito bem, apesar de fazemos algumas traquinices e por vezes a Célia e a Marta ter de nos chamar à atenção - tudo para nos ajudar a crescer.
Na nossa aula de música estamos cada vez mais atentos e curiosos. Seguimos todos os movimentos da Vavi e também gostamos de fugir com os instrumentos…é mesmo muito divertido.
Para a próxima semana vamos continuar com os nossos trabalhos e claro, também com as nossas brincadeiras.

Beijinhos

Sala do Miminho

Olá pais!

Cá estamos mais uma vez, para contar as nossas vivências.
Juntaram-se ao nosso grupo dois meninos a M. e o C. A adaptação está a ser calma e já vão interagindo com as outras crianças. Temos que respeitar o ritmo de cada um e deixá-los integrarem-se com confiança.
Os nossos meninos estão muito marotos, interagem uns com os outros e já partilham os brinquedos. O nosso amigo D. já começou a andar pela sala e a L. também já se vai aventurando. Que crescidos que estão a ficar. O T. é um menino muito maroto, mas muito meiguinho e o H. adora fazer festinhas na cabeça dos outros amiguinhos. E por fim o nosso J. está um traquina, faz muitas vezes de conta que não nos ouve.
Na próxima semana, vamos trabalhar o Inverno, esperem para ver o resultado.

Beijinhos

Sala da Brincadeira

Olá!
Esta nossa semana passou a correr. Brincámos, cantámos, dançámos…mesmo assim tivemos tempo para trabalhar!
Ouvimos dizer que anda por aí um senhor chamado Inverno e parece que é ele que trás tanto frio!!! Em sua homenagem fizemos um trabalho muito bonito. Estivemos a colar algodão num boneco de neve. A João e a Tina dizem que o fizemos para desenvolver a nossa motricidade fina, mas nós achamos que o objectivo era ficarmos com os dedos cheios de algodão. Foi bem giro!
Veremos o que nos espera para a semana.

Beijinhos e fiquem bem

Sala do Jardim dos Amigos

Olá a todos!
Esta semana ficou marcada com a nova decoração do Cuco. As nossas professoras esforçaram-se para tornar o cuco ainda mais bonito. Esperamos que tenha ficado do agrado de todos, pois nós por cá, gostamos muito dos palhacinhos.
Esta semana também tivemos a oportunidade de trabalhar a nossa motricidade, fazendo desenho livre. Foi muito engraçado, pois enquanto desenhávamos, as nossas professoras iam mencionando as cores de cada lápis que nós usávamos. E ao longo do desenho, nós próprios tentávamos dizer as cores dos lápis. Pudémos assim trabalhar as cores de uma forma muito simples e divertida.
Esta semana ficamos por aqui, na próxima voltaremos com mais novidades.
Beijinhos

Sala Amarela

Olá!!
Então ficaram surpresos por levar trabalho para casa??
A João e a Nocas avisaram, o ano que entrou é de trabalho...! Família vamos colaborar, vamos trazer as fotos esquecidas e vamos entregar o trabalhinho do fim de semana a tempo para depois ficarem orgulhosos da nossa imaginação.

Aproveitámos esta semana que a chuva e o frio estiveram presentes lá fora e começámos com o tema “O Inverno”.
Aprendemos uma canção, mas só para a próxima semana é que estamos super preparados para vos mostrar os nossos dotes artisticos.
Falámos sobre o frio e sobre algumas peças de roupa que vestimos para nos proteger.

Fizemos também uns trabalhos sobre o Inverno que estão expostos na sala, nos quais a João e a Nocas notaram uma grande evolução. Já não riscamos a folha toda, tentamos não sair dos contornos e conseguimos.

Esta semana brincámos também com as cores. Como vêem pais a semana foi de muito trabalho.
Vamos aproveitar o fim de semana para passear e andar de bicicleta.
Deixamos também um beijinho à nossa amiga B.L. que ficou doente e ao nosso amigo G.S. que vai estar ausente durante algumas semanas devido a uma operação ao nariz e à garganta.


Rápido regresso!!!
Boa semana
João e Nocas

Sala Laranja

Olá!
E já chegámos ao meio do mês de Janeiro. Passou a correr esta semana…e com muito trabalhinho. Terminámos os trabalhos do tema do Inverno, com uma história, “Uma manhã de Inverno”.
A nossa imaginação está cada vez melhor e presente nas nossas brincadeiras. A brincadeira da ordem neste momento é construir castelos, com o lego - que lindos que ficam.
Esta semana iniciámos um tema muito importante, a Família. É decerto um tema de que todos gostamos! Quem é que não gosta de falar dos nossos pais, irmãos ou avós?? Pois é, foi isso mesmo que fizemos durante esta semana. Para primeiro trabalho prático, as nossas professoras pediram-nos para desenharmos a nossa família. Os resultados fora
m surpreendentes, pois aqueles que ainda não tinham desenhado a forma humana, fizeram-no pela primeira vez. Ficámos muito orgulhosos.
Depois chegou uma novidade…as nossas professoras encarregaram-nos de procurar famílias em revistas, para depois nós cortarmos - sim!, nós cortámos com a tesoura. Alguns ainda com alguma dificuldade, mas tinham lá a Tranças e a Sónia para ajudar.

No final da semana preparámos um trabalho de casa para os nossos pais realizarem, ou seja, uma Árvore Genealógica e um cartão para escreverem dois a três valores pela qual cada Família se rege. Vamos ficar ansiosos para ver o resultado de cada um deles.

Para a semana continuaremos com este tema e fiquem atentos às novidades, pois ainda temos muuuuuiiiiito para fazer.
Desejamos as melhoras à nossa amiga M.E, pois ainda está doentinha. O nosso amigo V., também ficou em casa no final da semana, por estar adoentado. Beijinhos dos amigos e professoras.

Até para a semana

Sala Verde

Olá Pais!!
Esta semana decorreu cheia de novidades...juntou-se a nós um novo menino, o A. Está a ser muito engraçado, pois o A. fala espanhol!!!! O que torna a nossa comunicação por vezes complicada, divertida, mais demorada, enfim...mas cá nos entendemos, correndo tudo bem. Com certeza vamos aprender muito com o A., como ele vai aprender connosco.
Bem-vindo A.
Outra novidade é que esta semana iniciámos os nossos livros...
A Sandra e a Maria tiveram uma conversa connosco sobre quanto era importante estimarmos e cuidarmos dos livros e o quanto já somos crescidos para os termos.
Escrevemos o nosso nome na primeira página do livro e de seguida fizemos o nosso primeiro trabalho do nosso primeiro livro...
Estivemos tão concentrados e tão responsáveis...
Que emocionante que foi...!!!! Já no final da semana iniciámos um novo tema para trabalharmos: “As profissões”.
A Sandra e a Maria estiveram a conversar connosco sobre o que era uma profissão, qual era a profissão da mãe e do pai e qual era a profissão que gostaríamos de ter, etc.
Nessa conversa a Sandra e a Maria sentiram que estávamos um pouco confusos com este tema e então pediram a colaboração dos nossos pais para as ajudarem. Essa colaboração é para os pais falarem um pouco em casa, sobre as suas profissões e explicarem o que nelas fazem. Trazendo por escrito para o cuco a mesma explicação. Desde já obrigada aos pais.
Foi dito na reunião de pais, do início do ano lectivo, que gostaríamos, se houvesse disponibilidade, dos pais virem à nossa sala mostrar/ ensinar/ falar um pouco sobre a sua profissão, ou então, nós irmos visitar o local de trabalho de alguns dos nossos pais. Seria muito giro. Nós já tivemos essa experiência, pois o pai da M.P. já veio à nossa sala fazer-nos uma visita.
Como a profissão do pai da M.P. é um pouco difícil de explicar para nós e como ele trabalha com computadores e já teve oportunidade de visitar muitos países do mundo inteiro, o pai da M.P. optou por utilizar a sua “ferramenta” de trabalho (o computador) e utilizá-la para nos mostrar fotografias de vários cantos do mundo. Fotografias com imagens que não estamos muito habituados a ver.
O pai da M.P. explicou-nos tudo e nós gostámos muito. Foi muito giro...
A M.P. esteve sempre muito atenta e muito orgulhosa do pai, portando-se muito bem.
Muito obrigada pai da M.P.
Agora esperamos para que haja mais pais voluntários...



Obrigada e até para a semana
Sandra e Maria
P.S- A Magui vem para a semana (quarta-feira) falar connosco sobre: -Como prevenir as constipações, sendo que, o saber assoar é fundamental, (temos que levar para o Cuco um maço de lenços de papel) e vem também fazer algumas experiências com a coca-cola, para termos noção do mal que faz.

Sala dos Finalistas

Olá!
Esta semana foi muito produtiva, pois estivemos a falar dos nossos sentimentos e pudemos expressar as nossas emoções de uma forma muito engraçada. Pois é… todos nós, já nos zangámos, umas vezes mais, outras vezes menos. A zanga é saudável, pois é uma forma de expressar os nossos sentimentos negativos, no entanto, se por um lado zangarmo-nos é fácil, saber zangarmo-nos é muito, muito difícil. Para aprendermos a lidar com as nossas emoções fizemos um jogo: construímos um dado a que demos o nome de, “o dado das emoções”. Numa roda, cada um de nós fez rolar o dado e quando saía uma emoção, tínhamos de falar um pouco sobre o que já nos tinha acontecido.

Todos nós falámos de quando estamos felizes, furiosos, tímidos, tristes, espantados, aborrecidos…e no final, fizemos um placard, onde escrevemos o que estávamos a sentir ou já sentimos.
Para além deste jogo, brincámos muito…fizemos os nossos trabalhos da pré e, claro, dedicámo-nos ao nosso Inglês. Já sabemos muitas palavras novas, tais como winter, snow, cold e até sabemos uma pequena musica que os nossos amigos do Yoga nos ensinaram:

“Are you sleeping
Are you sleeping
Brother John
Brother John
Morning bells are ringing
Morning bells are ringing
Ding, dang, dong
Ding, dang, dong”

Estamos cada vez mais crescidos, apesar de continuarmos a fazer muitas trapalhadas, como é normal na nossa idade.
O Carnaval está a aproximar-se e com ele as preparações dos nossos disfarces…preparem-se para a surpresa!!!

Beijinhos

A.T.L.

Olá a todos!!!

Esta semana entrou para o A.T.L. uma nova amiga, que fez sucesso logo desde o início. Frequenta o 1º Ano e foi muito bem recebida por todos, e é sempre bom termos mais amigos. Sê muito bem vinda C.!!!

Este período é muito importante para nós em termos escolares, e por isso desde logo começámos a trabalhar a 100% para estarmos bem preparados para as dificuldades que se aproximam.

Também esta semana esteve cá no ATL do Cuco a Assistente de Saúde Magda Araújo a conversar connosco sobre alguns cuidados a ter durante este tempo mais frio, e o que devemos fazer quando aparecem as aborrecidas constipações. Falou-nos sobre os malefícios da especturação e do cuidado que precisamos de ter, por isso também nos ensinou algumas técnicas para nos assoarmos correctamente, de modo a evitarmos graves problemas de futuro.
Foi muito importante para nós. Obrigado “Magui”.


Esta semana ficamos por aqui, beijinhos grandes.

Atelier

Olá a todos!
Bom ano de 2009
Regressamos para mais um aninho cheio de trabalhos novos. Novos trabalhos, novas ideias.
Os meninos da Sala Laranja, iniciaram o tema, a Família e nós não quisemos deixar de os acompanhar na aprendizagem deste tema. Colocámos a cabeça a funcionar e as mãos à obra e demos inicio a um trabalho muito giro. Demorará cerca de 3 a 4 ateliers a ser completado, e garantimos que vai ficar bastante engraçado. Estamos a gostar de ouvir como as crianças vêem e descrevem a sua família. Mas mais não podemos contar, vão mesmo ter que esperar pelo resultado final.
Os meninos das outras salas, aprenderam a fazer origami. O origami é uma arte japonesa de dobragem de papel, onde podemos fazer variadíssimas coisas, desde animais, objectos… mostrando no final, resultados giríssimos do que se pode fazer com um simples pedaço de papel. Começámos por um origami simples; um gato. Vejam como…

Beijinhos

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Sala dos Ursinhos Carinhosos

Olá Papás!
Depois de tanta festa e de muitos presentes no sapatinho estamos de volta!
Vimos desde já desejar um óptimo 2009 a todos. Apesar de termos estado alguns dias em casa, portámo-nos muito bem. As nossas professoras já tinham saudades nossas e nós também. Para a semana espera-nos algum trabalho pois nem o frio nos pára.
Beijinhos
Célia e Marta

Sala do Miminho

Olá!
Queridos Pais.
Tenham um Bom Ano Novo com muitas alegrias e evoluções.
O T. começou a andar no dia de Natal.
O D. já dá alguns passos sozinho.
Em relação, ao desenvolvimento das crianças, tem sido muito grande e adequada à idade. São comilões, desenrascados e bem dispostos.
No dia dos Reis foram coroados com uma linda coroa de cartolina decorada com os dedinhos e purpurinas.


Espero que tenham gostado.
Até para a semana.